Os jogos mais legais que ensinam programação e tecnologia

Atualizado: 20 de abr.

O setor de tecnologia e inovação tem se tornado cada vez mais dinâmico e acelerado. Novas tecnologias, linguagens de programação, plataformas e startups surgem a todo momento e, muitas vezes, mudam completamente a forma de trabalho ou como diferentes stakeholders se relacionam em um setor. E ficar por dentro no meio de tanta buzzword, documentação técnica, posts em redes sociais não é fácil. Uma tendência que tem se tornado cada vez mais forte nesta área é a utilização de jogos para facilitar a aprendizagem. Fizemos uma curadoria dos principais para mostrar como eles fazem para engajar e acelerar a aprendizagem:



1 - Grasshopper

A proposta do Grasshopper é criar uma jornada divertida através de um aplicativo com mini-games para ensinar conceitos básicos de programação fazendo o usuário escrever linhas de código na linguagem Javascript e permitir interações, animações e feedback em tempo real. Além disso o usuário tem um senso de progresso que vai aumentando a medida que ele termina os desafios e vai passando para as fases mais difíceis. Ele é ideal para quem quer aprender os conceitos básicos de linguagens de programação.



2 - Twilio Quest

A empresa Twilio oferece um serviço de API para envio de mensagens, SMS e chamadas para disposivitos móveis. Eles possuem diversas funcionalidades e opções de integração em diferentes linguagens de programação. Para tornar mais fácil o processo de aprendizagem e integração com linguagens e ambientes de programação eles criaram o jogo TwilioQuest. Com um design retrô, ele conta com diferentes missões que são realizadas também dentro da plataforma. O usuário cria um avatar e consegue ganhar pontos de experiência, itens e recompensas a medida que avança nas missões. Ele é ideal para quem quer aprender a utilizar APIs, principalmente para soluções que envolvam envio de SMS, WhatsApp ou chamadas de voz.


3 - The Qubit Game

Com a idéia de ensinar os conceitos básicos por trás da computação quântica de uma forma mais leve e divertida, o jogo The Qubit Game foi desenvolvido pelo time de Computação Quântica e Inteligência Artificial do Google em parceria com o estúdio de games Doublespeak Games. Trata-se de um jogo online gratuito no qual você interage com elementos quânticos fazendo upgrades e aumentando a sua capacidade de guardar informações enquanto os protege do super aquecimento. Ele é ideal para quem tem interesse em começar a aprender sobre computação quântica.



4 - CryptoZombies

Com a idéia de ensinar conceitos de Apps que rodam utilizando tecnologia Blockchain, o Cryptozombies é uma plataforma que funciona como um curso interativo baseado em jogos e com temática de zumbis que ensina como desenvolver Smart Contracts usando linguagens Solidity ou Libra. Ele é ideal para quem quer entender mais sobre Blockchain e como aplicativos que rodam neste tipo de ambiente funcionam.



Conclusão

Estes foram apenas alguns exemplos de jogos que separamos para dar uma idéia de como esse formato tem sido utilizado para engajar e ensinar entusiastas de inovação e tecnologia. Ainda existe muito espaço para aplicar elementos de jogos no aprendizado, tanto relacionado a tecnologia ou temas diversos.


Caso você tenha interesse em ficar por dentro das principais novidades relacionadas ao uso de jogos para aprendizagem dentro das empresasa, siga nossas páginas no LinkedIn e no Instagram.