Os benefícios da Microaprendizagem na educação

O modelo de educação tradicional tem sido cada vez mais questionado, principalmente com as mudanças geradas por causa da pandemia. O aprendizado presencial tem cada vez mais perdido espaço para o ensino online, principalmente pela possibilidade de aprender no ritmo desejado e sem necessidade de se deslocar.


gif

Junto com essas mudanças, outros questionamentos começaram a se endereçar também para o formato do conteúdo de aprendizagem. Com a popularização das redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, a forma como as pessoas tem se comunicado e compartilhado conteúdo mudou muito.


A maioria das pessoas não tem mais paciência para ler textos ou vídeos longos. Elas preferem algo resumido, rápido, de preferência com imagens ou GIFs que ajudam a entender o contexto da informação sendo passada. O maior exemplo disso são os memes da internet. São imagens com textos pequenos e tratam com humor situações que podem ser sérias, como protestos relacionados a políticos, ou situações banais do dia-a-dia.


Meme de um usuário do twitter
Fonte: https://twitter.com/MemesPortugal5/status/1095712152487424000/photo/1

Portanto, é preciso ter em consideração estas mudanças na hora de ensinar, seja no contexto corporativo ou no contexto da educação formal.

A microaprendizagem ganhou força nos últimos anos principalmente porque ela tem como princípio a idéia de quebrar um conteúdo extenso em pequenas partes, geralmente chamadas de pílulas de conhecimento, e oferecê-lo de forma gradual para que a pessoa possa aprender aos poucos, no seu ritmo. Além disso, o nosso cérebro tem uma capacidade limitada de informações que ele consegue processar ao mesmo tempo, portanto a retenção do conhecimento fica muito maior quando são passadas pequenas informações aos poucos.


Combinando as pílulas de conhecimento com elementos diferentes, como texto, imagem, gifs, é possível tornar o aprendizado muito mais dinâmico e eficiente. O uso da microaprendizagem não é limitado ao ensino online. No ensino presencial é possível utiliza-la numa apresentação em PowerPoint ou PDF dentro da sala de aula também. Existem várias ferramentas que permitem criar conteúdos de aprendizado nesse formato. O próprio Lira Edu é uma delas.

Caso você tenha interesse em conhecer na prática como funciona, você pode testar gratuitamente um dos nossos treinamentos baseados em microaprendizagem no nosso site.


Se você tem interesse em saber mais sobre educação, microaprendizagem e gamificação, siga nossa página nas redes sociais ( LinkedIn, Facebook e Instagram ) e fique por dentro das novidades!