O WhatsApp como ferramenta de capacitação

Você está no meio de uma reunião, workshop, lendo um artigo extenso ou assistindo um video no seu computador. O seu celular treme. Você pega ele pra dar uma espiada na notificação que chegou. É aquele grupo dos seus amigos da época de faculdade e o seu antigo colega, que você foi muito próximo na época, acabou de anunciar que vai ser pai. Que notícia legal. Você abre rapidinho a notificação para dar os parabéns e depois voltar para o que estava fazendo. As pessoas começam a conversar, lembrar dos velhos tempos, e a conversa vai ficando cada vez mais interessante. Quando você percebe, já está a 30 minutos olhando pra tela do celular.



Isso acontece com muita frequência porque estamos cada vez mais conectados e somos bombardeados por informações em tempo real 24x7. Os aplicativos brigam pela nossa atenção, junto com os sites de notícia e os e-mails de trabalho. O principal aplicativo usado para comunicação hoje, pelo brasileiro, é o WhatsApp. Estima-se que dos 2 bilhões de usuários que o aplicativo tem, em todo o mundo, 120 milhões sejam brasileiros.


Se por um lado, o WhatsApp pode ser usado para atrair atenção das pessoas para coisas que não são tão importantes, porque não usamos ele para facilitar o acesso das pessoas ao conhecimento que elas precisam para serem mais produtivas no trabalho?


Essa foi a indagação que levou o time de produto e tecnologia do Lira Edu a propor uma nova forma de aprendizado: a capacitação através do WhatsApp. Focado em times operacionais distribuídos, esse novo formato tem dois principais objetivos:


1 - Garantir que os colaboradores tenham acesso ao conhecimento necessário de forma simples e efetiva


2 - Facilitar o trabalho do gestor que não precisa mais se preocupar com a distribuição do conhecimento e pode focar na parte estratégica do seu trabalho


A solução veio com a idéia de enviar um link por WhatsApp para cada colaborador. Isso é feito automaticamente bastando uma planilha com o nome e telefone de cada um sendo passada para o sistema. Eles recebem uma mensagem com um link que pode ser aberto em qualquer celular, tablet ou computador com acesso a internet, mas sem necessidade de baixar nada.


Ao abrir a página, ela assume um design de aplicativo que se adapta automaticamente ao dispositivo. O usuário não precisa criar conta nem fazer login pois o próprio link enviado já tem as informações necessárias para identificá-lo e permitir que ele realize os treinamentos, baixe o certificado de conclusão e forneça métricas relevantes para gerar relatórios que são enviados automaticamente por e-mail para os gestores.



Além disso, para aumentar ainda mais a facilidade do aprendizado, utiliza-se um formato de conteúdo chamado micro-aprendizagem, no qual o conhecimento é quebrado em pequenas pílulas que facilitam sua retenção. Para aumentar o engajamento dos colaboradores, também utiliza-se a gamificação, que é a inserção de elementos de jogos como pontos, senso de progresso, dinâmicas sociais e campanhas com ranking e duração limitada.


Dessa forma é possível trazer agilidade e inovação para o departamento de treinamentos oferecendo muito mais praticidade tanto para os gestores quanto para os colaboradores da empresa. Se você quer saber como nosso modelo de gamificação funciona, você pode testar gratuitamente no nosso site.

Se tiver interesse em conhecer mais sobre tecnologia, inovação e gamificação, você pode marcar um papo com nosso especialista, basta enviar um e-mail para rafael@liraedu.com que ele ficará feliz em te ajudar.