Gamificação para integração de novos colaboradores

O primeiro contato com o ambiente de trabalho é um momento muito importante para um funcionário recém-contratado. Garantir que ele se sinta acolhido e que tenha o conhecimento necessário para realizar suas tarefas com segurança e assertividade deve ser prioridade logo após a sua contratação.



Em muitos casos acompanhar a integração dos colaboradores é muito custoso e desafiador, principalmente em empresas que possuem um quadro grande de funcionários distribuídos geograficamente e que trabalham alocados em ambientes de outras empresas, como no caso dos terceirizados.


Um dos nossos clientes é a Aster que possui mais de 1.000 profissinais de recepção, segurança, limpeza e portaria distribuídos em condomínios comerciais e residenciais por toda a cidade de São Paulo. Eles possuem um programa incrível de engajamento dos colaboradores chamado Ser Aster que além de aumentar a motivação dos funcionários também reduz drasticamente a rotatividade.



Ele começa já no onboarding dos novos colaboradores. Com o Lira Edu eles criaram uma jornada gamificada que o colaborador precisa concluir e que garante que ele aprendeu os principais procedimentos de segurança e técnico-operacionais para realizar o seu trabalho. A medida que ele aprende, ele ganha pontos que depois podem ser trocados por benefícios, aumentando ainda mais o seu engajamento e aprendizado.



Uma outra empresa que tem se beneficiado muito da gamificação na integração dos colaboradores é a ApoioEcolimp. Com um quadro de mais de 8.000 funcionários espalhados por hospitais em todo o Brasil, eles tem um outro desafio que é o seu público. Muitas faxineiras possuem um nível de instrução baixo e possuem dispositivos pequenos e antigos e dificuldade em acessar sites e aplicativos. Por exemplo, um EaD tradicinal que exige baixar um aplicativo no celular não funcionaria pois muitos não tem memória suficiente no celular, e também possuem dificuldade em acessar sites no navegador do celular. Como não possuem e-mail a única alternativa para garantir que eles conseguem acessar os treinamentos é o envio de um link por WhatsApp do nosso aplicativo que roda no navegador do celular sem necessidade de baixar nada e se adapta a qualquer tipo de tamanho de tela.




Conclusão


Além de reduzir os custos com demissões, erros operacionais e reclamações de clientes, as empresas que aplicam a gamificação na integração de novos colaboradores trazem um diferencial competitivo que torna sua operação muito mais segura e confiável para os clientes que os contratam. No Lira Edu somos especialistas em capacitar terceirizados e prestadores de serviço, caso queira saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato com a gente através do nosso site.