Gamificação para Customer Success

As pessoas hoje não tem paciência de aprender sobre os produtos ou serviços que elas precisam contratar. Elas esperam uma curva de aprendizagem quase instantânea, mas não estão dispostas a ler tutoriais de uso nem assistir vídeos ou posts explicativos.


Quando um usuário tem dificuldades na hora de começar a usar um aplicativo ou plataforma digital, alguns problemas costumam acontecer:

  • Ele pode desistir e optar por usar um concorrente

  • Chamados de suporte contínuos trazendo sobrecarga para o time de suporte

  • Sensação de que o aplicativo ou plataforma não atende sua expectativa ou não funciona

  • Reviews negativos e reclamações públicas do aplicativo ou plataforma



As pessoas estão acostumadas a consumir conteúdos rápidos e estimulantes, como nas redes sociais. No Lira Edu tivemos a idéia de trazer essa proposta de conteúdo mais interativo e estimulante para ensinar o uso de aplicativos e plataformas digitais.


Utilizamos mecânicas de jogos para tornar o processo de aprendizagem interativo e estimulante. Além disso, criamos uma jornada que oferece um senso de progresso para o usuário. Quanto mais o usuário mostra que aprendeu, mais ele avança e também ganha pontos. Dessa forma é possível estimular os usuários a concluir as trilhas oferecendo benefícios como desconto nas primeiras mensalidades ou brindes.



O nosso cérebro tem uma capacidade limitada de informações que ele consegue processar ao mesmo tempo. A retenção do conhecimento fica muito maior quando são passadas pequenas informações aos poucos.


Microaprendizagem é quebrar um conteúdo extenso em pequenas partes, geralmente chamadas de pílulas de conhecimento. Alguns dos benefícios de usar essa estratégia são:

  • A pessoa aprende no ritmo que achar mais adequado

  • Maior retenção das informações

  • Aprendizado ocorre de forma mais natural

Utilizando pílulas de conhecimento com elementos diferentes, como texto, imagem, gifs, é possível tornar o aprendizado muito mais dinâmico e eficiente.


Que tal ver como fica esse post no nosso formato de pílulas gamificadas? Clique aqui para testar!