De 48 para 2.254: como ajudamos uma empresa a escalar seus treinamentos usando gamificação

Em 2019 a Aster Facilities procurou o Lira Edu com um grande desafio: levar conhecimento prático da rotina operacional para mais de 1000 colaboradores espalhados em 200 postos de trabalho.


Eles já haviam tentado usar vídeos de treinamento e outros formatos convencionais de ensino a distância, mas o seu público composto de porteiros, vigilantes, recepcionistas e pessoal de limpeza não se engajava com esse formato e muitas vezes possuia dispositivos mais antigos que não se adequavam ou tinham dificuldade de acessar aplicativos e sites no navegador do celular.


A solução parecia ser manter o formato de treinamento presencial com palestras e workshops. Algo muito difícil e custoso pois levar todo esse time para um único lugar exigia muito tempo de deslocamento e a necessidade de escalonar novos profissionais para cobrir o trabalho dos que estavam sendo treinados.


Funcionários sentados ouvindo um instrutor de pé
Workshop Presencial de Treinamento

Depois de algumas reuniões com o time da Aster, entedemos os seus principais desafios:


1 - Acesso: os colaboradores precisavam ter acesso aos treinamentos mesmo em dispositivos mais antigos, tablets, celulares e computadores.


2 - Formato: as trilhas de aprendizagem precisavam ser intuitivas e leves pois os funcionários não gostavam de conteúdos longos e repetitivos


3 - Engajamento: os funcionários precisavam de um empurrãozinho extra para realizar os treinamentos no período estipulado pela empresa


Com os desafios mapeados foi possível entender melhor se nossa solução podia ajudar e traçar um plano de implantação para que os treinamentos fossem distribuídos o mais rápido possível.


Para resolver o primeiro desafio, simplificamos o acesso através de um link enviado por WhatsApp ou SMS. Mesmo os colaboradores com um pouco de dificuldade com tecnologia tinham o WhatsApp instalado no celular ( ele é hoje um dos principais meios de comunicação dos brasileiros ) e como nosso aplicativo roda na web, ou seja, você não precisa baixar nada e ele se adapta facilmente a diferentes tamanhos de telas e dispositivos. Bastava clicar no link para abri-lo e acessar o conteúdo dos treinamentos.


No Lira Edu usamos um formato no qual quebramos as informações relevantes do treinamento em pílulas interativas dinâmicas que utilizam GIFs, imagens ou elementos de jogos para trazer o conteúdo num formato mais leve e fácil de absorver. Além disso criamos um senso de progresso permitindo o usuário aprender de forma mais rápida e adequada ao seu ritmo.


Diferentes dispositivos mostrando como as lições rápidas são transmitidas
Pílulas de conhecimento dinâmicas e interativa

E por último, mas não menos importante, utilizamos a gamificação para engajar os colaboradores a realizar os treinamentos. Todas as trilhas de aprendizagem tinham pontuações que os colaboradores ganhavam ao demonstrar conhecimento relacionado a sua rotina operacinal, quizzes dinâmicos que avaliavam o seu conhecimento e a possibilidade de jogar um contra o outro em tempo real, criando assim um espírito de competição saudável, visibilidade para os mais capacitados através de rankings mensais e também a possibilidade de ganhar prêmios.


Os resultados foram além da espectativa da Aster:

Antes do Lira Edu foram realizados 6 temas de treinamentos diferentes, totalizando 48 funcionários, além do treinamento de integração e função. Com o Lira Edu, foram realizados 9 temas diferentes, totalizando 2.254 pessoas que acessaram os conteúdos e jogaram o game, com uma média de 281,75 funcionários em cada um.


A Aster ainda possui alguns treinamentos que precisam ser realizados presencialmente com instrutores, mas agora eles reduziram o tempo desses treinamentos de mais de 3 horas para apenas 1 hora pois os funcionários já fazem a parte teórica no Lira Edu e já chegam preparados para a parte prática.


Vale ressaltar também que ficou muito mais fácil para os gestores realizarem a adequação à ISO 9001 uma vez que a plataforma do Lira permite baixar os certificados de conclusão dos cursos e anexar a documentação exigida com apenas alguns cliques.


E se você quiser conhecer nossa plataforma, te convidamos a experimentar gratuitamente alguns dos nossos jogos disponíveis no nosso site.


Fique à vontade também para entrar em contato conosco através do email rafael@liraedu.com.