Como o Lira usa Gamificação para trazer mais segurança para a operação das empresas

Algumas operações exigem cuidados para garantir a segurança dos clientes e colaboradores. Um exemplo são as equipes de limpeza hospitalar. Além dos cuidados com o lixo hospitalar, que deve ser manuseado e descartado seguindo uma série de procedimentos, também existe a questão dos produtos químicos usados na limpeza e do uso correto dos equipamentos de segurança.



Um outro tipo de operação que exige cuidados é a de portaria e vigilância. Além de cumprir com os procedimentos de segurança para garantir o acesso apenas de pessoas autorizadas, é importante também saber todos os protocolos que devem ser seguidos em caso de emergência. No caso dos vigilantes, o uso de armamento exige ainda mais cuidado e preparo.



Várias situações que podem colocar a segurança da operação em risco podem nunca acontecer, ou acontecer esporadicamente. Dessa forma os procedimentos e cuidados necessários precisam ser reforçados de forma contínua.


Além disso, durante a rotina operacional, muitas vezes, os colaboradores podem ficar sobrecarregados e deixar de lado alguns desses procedimentos.


Para garantir a capacitação adequada é necessário, antes de tudo, garantir o acesso aos treinamentos. A maioria destes profissionais trabalha alocado nos clientes, de forma que estão espalhados geograficamente o que dificulta muito a capacitação presencial.


Além disso a comunicação com eles pode ser um desafio pois muitos não tem e-mail ou se tem, raramente acessam.

Para resolver este problema, no Lira Edu, utilizamos o WhatsApp. Quando se torna necessário a realização de um treinamento, disparamos automaticamente uma mensagem no WhatsApp dos colaboradores para avisar, e com apenas um clique eles já realizam os treinamentos.


Criamos um formato de aprendizagem que traz autonomia para o colaborador se capacitar através de lições rápidas quando e onde achar mais adequado. Elas podem ser realizadas aos poucos, com um senso de progresso e elementos interativos e dinâmicos que facilitam o aprendizado e aumentam a retenção do conhecimento.


Ele pode reforçar os procedimentos operacionais através de um jogo e ganhar pontos á medida que aprende. Criamos um espírito de competição saudável com rankings periódicos e destaque para os campeões, trazendo ainda mais incentivo para a conclusão dos treinamentos.



Oferecemos relatórios completos informando não só quais treinamentos foram finalizados mas também a porcentagem de absorção do conhecimento, o que permite acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e mostrar resultados alcançados. Dessa forma ajudamos empresas a ter uma operação mais eficiente prevenindo erros operacionais e garantindo a segurança dos colaboradores através da capacitação técnica operacional. Também reduzimos custos com demissões e reclamações. Caso você tenha interesse em ficar por dentro das principais novidades relacionadas ao uso de jogos para aprendizagem dentro das empresasa, siga nossas páginas no LinkedIn e no Instagram.