Como definir métricas de sucesso para o seu negócio

Quando pensamos em métricas de negócio a primeira coisa que vem a mente é o que mantém o negócio girando: receita. Quanto mais dinheiro melhor. Mais contratações, um escritório maior, maiores bônus no final do ano. Tudo fica melhor. Mas o que faz o negócio gerar receita? O que motiva seu colaborador a vender mais, seus prestadores de serviço a melhorarem o atendimento, seu time de suporte a conseguir resolver os problemas do cliente com mais assertividade?


É importante ter clareza de como cada área impacta a forma como o seu negócio gera valor para o cliente. Também é importante mensurar este impacto de forma quantitativa e estabeler critérios claros e transparentes para que seus colaboradores sejam capazes de entender os resultados esperados do seu trabalho.



Uma reflexão interessante a se fazer é pensar na jornada do seu cliente até o momento em que ele é impactado posivitamente pelo seu produto ou serviço e como cada área da empresa precisa realizar uma determinada entrega para garantir que o cliente tenha o seu objetivo realizado.


Para um potencial cliente entrar em contato com a sua empresa para ser atendido, receber um orçamento e ralizar o fechamento, talvez ele precise ser impactado primeiro com alguma ação de marketing. Se for este o caso, é importante que o seu time de marketing tenha uma métrica relevante que quantifique a quantidade de pessoas impactadas por uma campanha.


O orçamento também pode ter um impacto nesse fechamento. Se o potencial cliente demorar muito pra recebê-lo talvez ele já tenha fechado com outra empresa. Nesse caso, uma métrica interessante é o tempo que leva do contato com o vendedor até o envio do orçamento.



Conhecer o comportamento do seu público-alvo é essencial para definir métricas de sucesso com assertividade. A forma como são estruturadas as diferentes áreas na sua empresa também podem ter impacto nessa decisão.


É importante também envolver os seus colaboradores nessas decisões. Eles estão na linha de frente de suas respectivas áreas e podem dar insights valiosos que permitem entender melhor possíveis gargalos na sua operação que podem impactar o resultado desejado.


No Lira Edu, o principal objetivo é garantir que o seu time esteja alinhado e capacitado com o conhecimento necessário para realizar suas tarefas operacionais. Por isso temos um dashboard com métricas relevantes como a quantidade de treinamentos concluídos, o engajamento dos colaboradores nos treinamentos e o nível de absorção de conhecimento em cada tópico.


Além disso também oferecemos a possibilidade do colaborador avaliar cada treinamento para trazer mais assertividade nos assuntos abordados e a sua importância no dia-a-dia operacional.


Se quiser saber mais um pouco sobre como ajudamos empresas a distribuir conhecimento com maior facilidade e engajamento, siga-nos no LinkedIn e no Instagram.