Como criar uma jornada gamificada para o seu cliente

Engajar as pessoas é um dos maiores desafios dentro das empresas. Num mundo onde o conteúdo está online e as pessoas estão acostumadas a receber informações sob demanda nos mais variados formatos, fica cada vez mais difícil conseguir um pouquinho de atenção do seu cliente.


Cada negócio possui um modelo único e diverso de ajudar seus clientes e se relacionar com eles. Mas uma coisa que todos os negócios de sucesso tem em comum é que eles conseguiram mapear muito bem a jornada do seu cliente, desde o momento que ele começa a sentir a dor que empresa ajuda a resolver e começa pesquisar no mercado até o momento que ele se torna cliente do produto ou serviço e também depois que ele já é cliente há um tempo.



Sem um entendimento profundo do cliente e da sua jornada como consumidor do produto ou serviço da sua empresa, não é possível criar uma estratégia efetiva envolvendo gamificação para aumentar o seu engajamento e trazer resultados.


Entender os pontos de contato do seu cliente com a sua empresa é fundamental para avaliar onde faz sentindo colocar uma estratégia de gamificação. É sempre importante ressaltar que a gamificação deve ser pensada com foco nas pessoas, e nem sempre faz sentido aplicar. Muitas vezes um aumento de engajamento pode ser alcançado com melhorias simples em algum processo sem nenhuma necessidade de usar a gamificação.


As redes sociais tem sido usadas cada vez mais como canais oficiais de interação das marcas com os seus clientes. E muitas vezes acabam sendo o primeiro ponto de contato com a empresa, seu produto ou serviços oferecidos.


Hoje a grande maioria das redes sociais oferecem opções de engajamento baseadas em gamificação e as empresas também tem feito parcerias com micro-influencers realizando dinâmicas que trazem engajamento dos clientes como sorteios por exemplo.


gif

Mas a gamificação também pode acontecer offline. Muitas empresas oferecem opções de avaliação de atendimento ou serviço prestado para seu cliente através de dispositivos físicos com botões que ele pode usar para dar uma determinada nota ou feedback.

Fonte: https://smilein.it/

Coletar feedback do cliente é essencial para entender se o negócio está atendendo suas espectativas, por isso muitas empresas oferecem incentivos para os clientes responderem pesquisas sobre atendimento, produto ou serviço prestado.


Um grande exemplo são redes de fast-food que possuem no seu cupom fiscal um link para uma pesquisa que quando realizada, o cliente ganha um voucher de um sorvete, cookie ou refrigerante. Este que vos escreve já ganhou uma grande quantidade de cookies na rede Subway respondendo tais pesquisas.


Uma forma muito poderosa de conquistar mais clientes é através de indicação. Nós confiamos em pessoas próximas. Quando um amigo ou pessoa próxima me recomenda um aplicativo, produto ou serviço novo, eu olho com muito mais curiosidade e propensão de me tornar cliente do que quando vejo um post da marca numa rede social ou uma propaganda. Por isso muitas empresas usam cupons do tipo member-get-member no qual se o cliente trouxer uma nova pessoa para comprar seu produto ou serviço, ambos ganham um incentivo. Pode ser um voucher, desconto, dinheiro mesmo, enfim, as possiblidades são várias. Os aplicativos como Rappi, iFood e Zé Delivery usam muito este tipo de estratégia para conseguir aumentar sua taxa de crescimento.


Estes foram apenas alguns exemplos mais comuns que as empresas tem usado estratégias que envolvem gamificação durante a jornada dos seus clientes. É muito importante ter em mente qual o objetivo desejado e em qual etapa da jornada do seu cliente é viável inserir tais elementos.


Vale ressaltar também que uma empresa pode ter vários tipos diferentes de clientes, com jornadas e pontos de contato diferentes. Quanto mais especializada e bem mapeada for a jornada para um tipo específico de cliente, mais assertiva serão as estratégias adotadas para engajá-lo.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre gamificação e engajamento de pessoas, siga o Lira Edu no Instagram e LinkedIn e não deixe de se inscrever na nossa Newsletter através da página do nosso blog.