top of page

Como coletar e analisar dados para montar uma estratégia de treinamento e desenvolvimento

Para definir uma estratégia de desenvolvimento de uma organização é preciso, antes de tudo, entender a estratégia a longo prazo e identificar as lacunas de aprendizagem nas áreas chave que precisam ser corrigidas.


Neste campo não se pode trabalhar com achismos. Todas as decisões precisam ser embasadas em dados. Portanto, um dos pontos cruciais para garantir que a estratégia seja alinhada com as necessidades da organização é a correta definição do formato e coleta dos dados.




1 - Principais stakeholders e visão estratégica

Identificar os stakeholders certos para a criação da estratégia de T&D é crucial, pois sem o prévio alinhamento com as lideranças e diretoria, é muito difícil ter abertura com as diferentes áreas e times que compõem a organização. Por isso, recomenda-se começar identificando estas pessoas e realizando entrevistas com elas. É importante ter uma visão completa da estratégia da empresa, portanto, qualquer material ( apresentação PPT, PDF, mapa estratégico ) que transmita essa visão estratégica e prioridades precisa ser coletado e analisado nesta etapa.


É importante ressaltar que pode ser necessário reavaliar a inclusão ou exclusão de stakeholders, á medida que as análises estratégicas e novos insights forem sendo obtidos. Uma abordagem ágil traz muitos benefícios para o profissional responsável.


2 - Pesquisas e coleta nas áreas mais importantes

Após as entrevistas com os stakeholders e a análise do material estratégico é possível entender quais são as áreas chaves e quais pesquisas são interessantes realizar para entender melhor as suas lacunas.


Além das pesquisas, podemos analisar OKRs, KPIs, descrições de cargos e índices de desempenho e turnover para ter uma visão ainda mais assertiva das necessidades de uma determinada área.


Após obter estes dados é possível comparar a descrição dos cargos, funções e o desempenho com a aderência de cargo da estratégia da organização.


3 - Identificação das necessidades individuais

Analisar PDIs, entrevistas de desligamento e pesquisas de satisfação. Entrevistar colaboradores chave para entender as preferências de capacitação e aprendizagem.


É preciso deixar claro o seu objetivo ao realizar pesquisas ou pedir dados e informações para outros colegas, assim como escolher as ferramentas e canais certos ( Google Forms, Microsoft Team, Typeform, Comunicação Interna, E-mail, WhatsApp ).



Conclusão

Muitas vezes esse processo não é linear, sendo necessário realizar ajustes e voltar a etapas anteriores em alguns momentos após analisar os dados e identificar correções ou novos dados necessários.


Após a coleta e análise dos dados é possível montar a estratégia e preparar sua apresentação. Recomendamos realizar uma prévia com alguns dos principais stakeholders para receber feedback sobre o a estratégia e possíveis pontos de atenção ou melhoria.



O Lira Edu é uma plataforma de educação corporativa que ajuda a capacitar e engajar o seu time. Você pode testar gratuitamente através do nosso site. Se você gostou deste conteúdo, siga o Lira também no LinkedIn, YouTube e no Instagram.










bottom of page