A análise SWOT é uma ferramenta que analisa a influência do ambiente interno e externo nas empresas. A sigla SWOT vem do inglês e significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Ao desenvolver uma estratégia de treinamento e desenvolvimento dentro de uma organização, é necessário coletar dados e realizar pesquisas e entrevistas para entender a estratégia da empresa, as áreas e times chave e as lacunas de aprendizagem.
Uma vez levantadas todas essas informações é possível utilizar esta ferramenta para estruturar e organizar os insights levantados e ter uma visão estratégica do atual estado de necessidades relacionados a lacunas e aprendizagem dentro da organização.

Forças (Strengths)
São vantagens internas do seu negócio com relação aos concorrentes. Analisando por uma perspectiva de T&D pode ser que sua empresa tenha uma cultura de aprendizagem contínua, alto índice de desempenho em alguma área-chave, parceria estratégica com alguma empresa que forneça cursos. Esses são apenas alguns exemplos hipotéticos para dar uma idéia de como esse fator pode se aplicar na realidade de algumas empresas.
Fraquezas (Weakness)
São pontos que podem ser elencados como fraquezas do seu negócio com relação aos concorrentes. Alto índice de reclamação de usuários ou clientes em algum serviço ou parte da operação, falta de orçamento para iniciativas de aprendizagem em uma área chave, problemas com compliance, são alguns exemplos do que podem ser.
Oportunidades (Opportunities)
São fatores externos e independentes ao negócio mas que podem beneficiá-lo de alguma forma. Adoção de novas tecnologias emergentes no mercado, alguma mudança legislativa ou de regulamentação que pode causar impactos positivos (ex: rigidez da lei seca aumentou a procura por outros meios de transporte ), tendências econômicas favoráveis ao negócio.
Ameaças (Threats)
São fatores externos e independentes ao negócio que podem prejudicá-lo de alguma forma. Em alguns casos pode ser que a empresa esteja passando por uma crise de relações públicas, um concorrente tenha recebido muito investimento e esteja crescendo muito, instabilidades econômicas e sociais também podem ter impactos negativos, dependendo da empresa.

Conclusão
Na análise SWOT são analisados pontos positivos e negativos de fatores internos e externos que podem impactar a organização. Os fatores internos ajudam a entender as possibilidades e melhorias dentro da empresa, já os fatores externos ajudam a entender novas necessidades, cenários e impactos que precisam ser avaliados dentro da estratégia.
Com uma visão sistêmica do atual estado da organização e destes fatores, é possível entender quais são os pontos críticos de atenção na hora de determinar as iniciativas e áreas que precisam ser levadas em contas ao criar a estratégia de T&D.
O Lira Edu é uma plataforma de educação corporativa que ajuda a capacitar e engajar o seu time. Você pode testar gratuitamente através do nosso site. Se você gostou deste conteúdo, siga o Lira também no LinkedIn, YouTube e no Instagram.