Capacitação profissional: custo ou investimento?

Atualizado: 28 de mai. de 2021

Em momentos de crise ou dificuldade financeira as empresas precisam tomar decisões drásticas de cortes de gastos. Algumas empresas fazem corte no quadro de colaboradores, outras reduzem gastos em áreas específicas e outras cancelam ou postergam projetos que estavam prontos para iniciar.



Nesses momentos é muito importante ter clareza do que pode afetar mais a proposta de valor da empresa. Cortar custos numa área ou projeto importante, durante um momento difícil, pode ser um tiro no pé. Muitas empresas, na hora de reduzir custos, acabam onerando os colaboradores, seja cortando benefícios, postergando promoções ou cancelando projetos de capacitação e profissionalização. Os colaboradores são o maior ativo de uma empresa. Num momento difícil é necessário que todos estejam alinhados e conscientes da situação e também engajados para manter o nível de atendimento e qualidade do serviço oferecido. Mas isso só é possível se os colaboradores se sentem valorizados e parte da empresa. É preciso trabalhar a transparência na hora de comunicar os desafios enfrentados para todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos. É preciso também reforçar o senso de pertencimento mostrando que todos estão juntos nesse momento, oferecer apoio quando necessário e mostrar confiança e um caminho claro para superar as dificuldades. Ou seja, mais do que nunca, é necessário investir nos seus colaboradores.

Uma empresa que passa por um momento difícil e faz cortes que afetam os funcionários, além de ter um aumento na taxa de demissão, também sofre perdas na qualidade do atendimento ou serviço prestados. Isso causa um efeito bola de neve no qual ao reduzir custos de um lado, a empresa acaba tendo mais custos de outro e sua situação acaba ficando ainda mais complicada. É preciso ter muita clareza na hora de priorizar áreas e iniciativas dentro das empresas. O maior diferencial das empresas bem sucedidas é a capacidade de trazer e reter talentos. E em momentos difíceis são pessoas talentosas, motivadas e engajadas que ajudam empresas a superar desafios e sair mais forte de um momento difícil.



No Lira Edu acreditamos no pontencial das pessoas e temos a missão de ajudá-las a superar barreiras profissionais através do conhecimento de forma leve e divertida. Conte com a gente se você está passando por algo assim ou a qualquer momento que sentir necessidade.