5 maneiras inusitadas que empresas tem usado gamificação

Atualizado: Mai 28

Se você se interessa por gamificação e quer saber maneiras criativas que empresas tem usado essa estratégia para gerar resultados e engajamento, esse post é pra você! Se você ainda não conhece esse termo, dá uma conferida no nosso post onde explicamos o que é e como pode ser aplicado.



1 - Gamificação para ajudar causas sociais

Tela do site do aplicativo Ribon
fonte: https://ribon.io/

O Ribon é um aplicativo que permite o usuário ajudar causas sociais sem precisar gastar o seu dinheiro. Funciona da seguinte forma: você baixa o aplicativo e lê notícias que tem anúncios. Você vai ganhando moedas virtuais de acordo com a quantidade de notícias lidas e anúncios visualizados. As moedas virtuais podem ser usadas para ajudar causas sociais. O dinheiro que essas causas recebem vem dos anunciantes que pagam para ter seus anúncios nas notícias. Dessa forma, todo mundo ganha.



2 - Gamificação para criar hábitos saudáveis

Tela inicial do site da Radar Fit
fonte: https://radarfit.com.br/

A Radar Fit é uma startup mineira que tem como objetivo ajudar as pessoas a criar hábitos mais saudáveis. Você baixa um aplicativo e coloca informações relacionadas ao seu perfil, como saúde, peso, etc. Com base nelas você recebe dicas nutricionais e de exercícios além de tarefas e desafios que você deve cumprir e comprovar através de fotos. Dessa forma você vai ganhando pontos, compete com outras pessoas através de rankings e também ganha moedas que podem ser usadas para trocar por prêmios reais. Dessa forma você cria hábitos mais saudáveis e também se diverte e ganha prêmios.



3 - Gamificação para apimentar relacionamentos

Tela inicial do site da Pleasy Play
fonte https://pleasyplay.com/

A Pleasy Play é um serviço de assinatura que você recebe mensalmente uma caixa com produtos surpresa que vão te ajudar a apimentar o seu relacionamento e podem ser usados com seu parceiro de uma forma mais íntima. Eles tem um aplicativo onde você coloca um pouco dos gostos seus e do seu parceiro, ou parceira, de forma que a experiência dos produtos que chegam se encaixa no perfil escolhido. Além disso, no aplicativo, vocês recebem tarefas e conteúdos que podem ser usados para apimentar o relacionamento. Infelizmente a empresa ainda não atua no Brasil, mas pode ser chegue aqui em breve.



4 - Gamificação para aprender instrumentos musicais

Tela inicial do site da Yousician
fonte: https://yousician.com

Yousician é um aplicativo que utiliza gamificação para ajudar as pessoas a prender a tocar instrumentos: violão, piano, ukulele, entre outros. A idéia é utilizar elementos de jogos nos exercícios teóricos e práticos para estimular o usuário. Lembra um pouco o jogo Guitar Hero, mas no caso do Yousician você pratica com um instrumento real seguindo as orientações do app. Você também tem um senso de progresso a medida que vai avançando, além de conquistas.



5 - Gamificação para focar nas tarefas importantes

Tela inicial do site do aplicativo Forest
fonte: https://www.forestapp.cc/

Forest é um aplicativo que te ajuda a se concentrar em tarefas importantes que precisam de foco. No aplicativo você tem uma floresta virtual, com diferentes tipos de árvores e plantas. Para plantar alguma coisa na sua floresta virtual você define um período de tempo que deverá focar em uma determinada tarefa ou atividade e qual planta gostaria de plantar. Nesse período o aplicativo não deixa você usar o seu celular. Se você ficar até o final do período estipulado sem usá-lo, a sua árvore é plantada e sua floresta cresce e fica mais bonita. Além disso a empresa tem parceria com uma ONG que planta árvores e quando você usa moedas virtuais dentro do app, eles plantam árvores reais.



Conclusão

Existem várias empresas que tem usado gamificação de forma criativas e conquistado resultados incríveis. Nesse post foi feito uma curadoria para trazer algumas delas, mas se você conhece alguma que ficou de fora e vale a pena conhecer, fique á vontade para comparilhar nos comentários do blog.



Se você está buscando por uma plataforma de treinamento gamificada, nós podemos te ajudar. Acesse o site do Lira Edu e teste gratuitamente nossa solução!