É possível usar o TikTok na educação corporativa?

O aplicativo TikTok é um dos casos de redes sociais com maior crescimento exponencial já vistos, e já tem desbancado diversos outros concorrentes no mercado. O segredo disso tudo é o seu formato de vídeos curtos, a facilidade para criar conteúdo e a sua lógica de recomendação de conteúdo que é capaz de entender o perfil do usuário e mostrar apenas vídeos relevantes aumentando o seu engajamento.



O Brasil é um dos países com maior número de usuários e com maior engajamento na plataforma. Mesmo tendo a maioria dos seus usuários entre jovens e adolescentes, o número de adultos que usam não pára de crescer. Hoje é possível encontrar diversos tipos de conteúdos na rede social: desde entretenimento até tutoriais ensinando a utilizar equipamentos de segurança ou ferramentas de trabalho.


As pessoas buscam cada vez mais experiências de aprendizagem que combinam formatos e conteúdos diferentes, mas que ao mesmo tempo, sejam rápidas e fáceis de consumir. Por isso, inserir conteúdos do TikTok podem ser uma forma interessante de tornar trilhas de aprendizagem mais atrativas e aumentar o engajamento.

Mas atenção: não basta adicionar vídeos aleatoriamente. É necessário antes verificar se o conteúdo do vídeo é relevante e também mostrá-lo no momento certo.


Para ter uma idéia de como funciona uma trilha de aprendizagem com conteúdos do TikTok você pode testar gratuitamente os nossos games de educação corporativa que contam com conteúdos do TikTok nas trilhas de aprendizagem.



Conclusão


Mesmo sendo uma plataforma com foco no entretenimento e em públicos mais jovens, o TikTok tem conteúdos interessantes que podem ser incorporados em trilhas de aprendizagem, tornando-as muito mais atrativas e aumentando o engajamento. É preciso apenas ter atenção na hora de selecionar os vídeos e no momento de mostrá-los, para que eles não fiquem fora do contexto da aprendizagem ou tenham informação pouco relevantes para o usuário final.